segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

MASSA DE PIZZA POBRE
























E ai irmãos pizzaiolos e amantes da boa pizza.

Hoje vamos ensinar a preparar a massa pobre, essa é aquela massa comum na grande maioria das pizzarias que conhecemos, desde a pizzaria do bairro e até algumas das pizzarias mais requintadas da sua região.
Essa massa leva a denominação de "POBRE" por conta de usar poucos ingredientes, somente o básico (farinha, água, sal e fermento).

Abaixo segue o quadro fracionado com os ingredientes necessários para preparação da massa, lembrando que essa quantidade é para preparação de +/-1Kg de massa que posteriormente vai ser dividida em massas menores para serem boleadas.


Essa massa rende 3 pizzas de massa grossa (400g cada massa) ou 3 pizzas de massa fina (300g cada massa).

Preparação da Massa.

-Pesar todos os ingredientes.
-Colocar numa masseira primeiro os ingredientes secos (Farinha | Sal), ligar e dar uma pré misturada.
-Acrescentar água aos poucos durante o batimento até dar o "ponto da massa".
-Ponto da Massa: Clique no link e veja o vídeo "Ponto da Massa", ou pegue uma pequena porção da massa e aperte na sua mão, faça de conta que sua mão seja sua mandíbula, como se você estivesse mastigando esse pedaço de massa, a massa deve estar macia pois essa vai ser a sensação na hora da deglutição.
-Acrescente o fermento por ultimo, para que a massa não cresça durante o processo de batimento, bata mais um pouco a massa para misturar o fermento e repita o teste do "Ponto de Massa".
-Massa no ponto, hora de fracionar, você pode dividi-las na seguinte quantidade:
Massa de pizza fina: 4 porções de 300g cada.
Massa de pizza grossa: 3 porções de 400g cada.

-Bolear a Massa: Clique no link e veja o vídeo "Bolear a Massa", ou passe um fio de óleo na pia ou bancada, pegue uma das porções e vá amassando de forma circular até que a massa fique lisinha e sem furos.
-Depois de bolear, coloque farinha em uma assadeira, coloque a massa, jogue mais farinha sobre a massa e cubra com plástico (evite pano ou guardanapo pois resseca a massa), deixe a massa crescer em local quente de 2 a 4 horas.



-Massa crescida, hora de abrir: Clique no link e veja o vídeo "Abrindo a Massa".
Com as mãos: Jogue farinha sobre uma bancada ou pia, coloque a massa, aperte para achata-lá, com as mãos em movimento circular, vá achatando a massa, girando e puxando para extremidades até que tome formato circular e fique no tamanho desejado.
Com rolo de massas: Jogue farinha sobre uma bancada ou pia, coloque a massa, aperte para achata-lá, com o rolo em movimentos cruzados em "X" vá abrindo a massa até que tome formato circular e fique no tamanho desejado.
Agora é só rechear e assar, faça o recheio de sua preferência, e bom apetite.


Abraços
Cheff EduCosta

Não esqueça de deixar aqui seus comentários.
Duvidas, sugestões ou reclamações, use o campo na lateral direita da nossa pagina, responderemos o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário