sábado, 5 de novembro de 2016

PONTO DE MASSA

E ai irmãos pizzaiolos e amantes da boa pizza.
Hoje vamos ensinar a achar o "Ponto da Massa", esse ponto faz todo a diferença na hora que a massa é assada e servida, pois é durante a mastigação que você ira perceber se a pizza estava ou não no ponto, a massa tem que ser leve, fofinha, agradável a mastigação, sem que seja necessário esforços brutais para corta-las no prato ou mastiga-la.
Afinal quem nunca comeu uma pizza que a massa estava borrachuda quase virando um chiclete na hora da deglutinação, ou aquela difícil de se cortar que no final a faca escorrega, o garfo vai de uma vez e o pedaço de pizza vira um míssil voando do prato e acertando alguém em volta, criando aquelas situações indesejável, e uma opinião negativa sobre seu produto ou seu trabalho como pizzaiolo.
Veja o vídeo ou siga nossa dica abaixo.


-Ponto da Massa: Pegue uma pequena porção da massa crua e aperte na sua mão, faça de conta que sua mão seja sua mandíbula, como se você estivesse mastigando esse pedaço de massa crua, a massa deve estar macia pois essa vai ser a sensação na hora da deglutição. Se a massa ainda estiver dura ou não chegou ao ponto do seu agrado, verifique essas três situações

-Massa Seca: Se você percebeu que a massa ainda se encontra esfarelenta, dura ou seca, pode ser falta de água, adicione mais um pouco de água, volte a bater e faça o teste do ponto apertando com a mão um pedaço de massa crua novamente, repita o processo até encontrar o ponto.

-Massa Dura: Se você percebeu que a massa ainda esta dura mas se encontra com uma boa umidade, pode ser falta de batimento, volte a bater a massa por mais algum tempo e faça novamente o teste do ponto, repita o processo até encontrar o ponto.

-Massa Mole e Molhada Demais: Você já usou toda água necessária na receita, sua massa ainda esta mole demais e molhada, isso acontece por conta do fermento que solta água no processo de batimento, para corrigir, acrescente farinha aos poucos e volte a bater até a massa encontrar consistência, volte a fazer o teste do ponto, repita o processo até encontrar o ponto.

Abraços
Cheff EduCosta

Não esqueça de deixar aqui seus comentários.
Duvidas, sugestões ou reclamações, use o campo na lateral direita da nossa pagina, responderemos o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário