sábado, 18 de janeiro de 2020

PIZZA GRILL COM INFRAVERMELHO.


 Vou falar hoje um pouco sobre minha mais nova aquisição, o forno ITAJOBI PIZZA EXPRESS, desde que deixei de ter minha pizzaria, nunca consegui deixar de ficar longe desse universo de massas, tanto é que transformei minha casa numa micro-pizzaria para fins recreativos, reunir a família, amigos e descontrair tomando um bom vinho. Também aproveitando minha boa vontade e testando receitas e métodos nesse meu laboratório culinário particular.


Como em todo pizzaria de respeito o que não pode faltar são equipamentos, eu já tinha um forno a lenha para fazer minhas pizzas, mas toda vez que fazia as famosas esfihinhas, hora ou outra queimava demais, ou não conseguia acertar a fornearia, alem do desperdício de lenha para tão poucas esfihas, então contra a vontade da minha esposa, resolvi investir em um forno a gás, mas não podia ser algo muito grande devido a falta de espaço, e também por não ter finalidades comerciais, somente pessoal.



 Depois de muito pesquisar, cheguei ao modelo ITAJOBI PIZZA EXPRESS, um forno a gás com pedra refratária e infravermelho superior garantindo um grill a mais.
 Como não queria investir muito, consegui comprar um usado pela bagatela de R$350,00. O antigo dono o havia comprado para usar em eventos, mas ele não conseguiu se adaptar por falta de experiência em massas e resolveu desfazer.
 Nesse forno eu consigo jogar a massa crua (esfiha/pizza) direto sobre a pedra, tempo de fornearia de 3' a 4' minutos para esfiha (cabe de 12 a 16 esfihinhas por vez) e 5' a 6' para pizza (uma pizza por vez) com borda e caprichada no recheio. Outra particularidade que gostei muito nesse forno é o sistema de porta guilhotina que facilita em muito na hora de colocar ou retirar as redondas do forno, todo feito em INOX-403 o que facilita a limpeza e durabilidade do mesmo.

Outra grande vantagem desse forno é de ele ser gás de baixa pressão GLP, uso de botijão comum P13, com mangueiras e válvula simples, podendo ser instalados por você mesmo, não precisa pagar um técnico para fazer a instalação, e se você for utiliza-lo em eventos ou for fazer uma pizzada na casa de algum amigo ou familiar, é muito fácil de levar ou trazer todo o equipamento, sem a necessidade de infraestrutura para poder funcionar, o forno por não ser tão grande, cabe até mesmo no porta malas de um carro hatch (rebatendo os bancos), não pesa mais do que 30kg, podendo ser carregado por uma pessoa só sem muitos esforços.
 Forno perfeito para quem tá começando e quer investir pouco e ainda não tem uma produção tão grande ou mesmo para quem for trabalhar em eventos e precisa transportar de um lado para outro, e no caso mais inusitado e até excêntrico como o meu, usar como recreação e receber pessoas em casa.

Se for comprar um forno e quiser testar algumas receitas segue abaixo os links

Segue abaixo algumas das características do forno:

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
Alimentação: a Gás
Consumo Gás GLP: 2kg/h
Queimadores: 1 unidade
Infravermelhos: 1 unidade
Pedras Refratária: 42cm²
Medidas Interna (AxLxP): 20x42x42 cm
Altura:55 cm
Largura: 62 cm
Profundidade: 62 cm
Peso: 30 kg
Modelo: 9276
Marca: Itajobi Fogões
Site do Fabricante: ITAJOBI FOGÕES



Nenhum comentário:

Postar um comentário